Olá, podemos ajudar?

Escolha um modelo que possa ser ligado em rede, via wi-fi, se tem mais do que um computador em casa ou pretende imprimir a partir de um dispositivo móvel. Certifique-se de que a nova impressora é compatível com o sistema operativo dos restantes equipamentos: algumas não são com iOS ou com Linux.   

As impressoras a jato de tinta adequam-se aos consumidores domésticos, porque são mais baratas, têm custos de utilização mais baixos para um uso moderado e imprimem fotografias com qualidade superior. 

Quem faz uma utilização muito intensiva tem vantagens em comprar uma impressora a laser e a cores, porque o custo de utilização neste caso é mais baixo. O preço é mais elevado, sobretudo das multifunções, mas também são mais rápidas. 

A impressora a laser monocromática compensa a quem só imprime texto. 

Os fabricantes anunciam o número de páginas que é possível imprimir com um cartucho de tinta, mas esse valor é calculado para uma impressão sem interrupções. Além do custo por página para utilização contínua, calculamos o desperdício de tinta com a limpeza de cabeças de impressão numa utilização esporádica. Feitas as contas, ao fim de 1 ano a imprimir só de vez em quando, a tinta usada na limpeza da cabeça de impressão pode corresponder a € 3 ou a 200 euros. 

Imprimir esporadicamente aumenta o desperdício de tinta e pode obrigar a substituir os tinteiros mais cedo. Tal deve-se aos procedimentos automáticos de manutenção, como os ciclos de limpeza da cabeça de impressão entre utilizações. Esta operação, necessária para a impressora manter uma boa qualidade de impressão, ocorre com mais frequência quando os aparelhos funcionam esporadicamente e imprimem poucas páginas de cada vez.

Nos nossos estudos já detetámos situações em que o gasto de tinta nas operações de limpeza é 5 vezes maior do que em impressão contínua. 

Cuidado com o stand-by nas impressoras laser
Algumas impressoras laser mantêm-se prontas a ser utilizadas algum tempo após a impressão e, por isso, consumem eletricidade desnecessariamente. Nos nossos testes encontrámos modelos que gastam cerca de 30 Watts neste modo. Em stand-by, o consumo também pode ultrapassar o máximo de 2 Watts estipulado pela diretiva europeia. 

O nosso conselho: desligue a impressora se não vai utilizá-la nas próximas horas. 

Como poupar na impressão

• Leia os documentos no ecrã do computador sempre que possível. 
• Imprima em modo "rascunho", também conhecido por "rápido" ou de "resolução reduzida" (em inglês: draftfastfaster printing ou reduced resolution). É mais rápido, a qualidade de impressão é aceitável e usa menos tinta.
• As cores saem mais caras do que o preto e têm um impacto ambiental muito maior. Selecione a opção "escala de cinzento" (em inglês: printing grayscale ou black ink only).

• O aviso de pouca tinta surge muito antes de começarem as falhas na impressão. Espere mais um pouco antes de substituir o cartucho.
• Use cartuchos separados de preto e a cores. Assim só troca o que chega ao fim. 
• Use os dois lados da folha. Se a impressora não dispõe da função para imprimir frente e verso, reutilize o lado não impresso.
• Para as impressões de PowerPoint, coloque, pelo menos, 2 slides por página. Proceda da mesma forma para gráficos e imagens, quando ficam perfeitamente legíveis numa só página. Faça uma pré-visualização para ter a certeza de que imprime só o que precisa.
• Se imprime com frequência, deixe a impressora ligada. Se não, desligue-a entre as utilizações, já que o consumo em stand-by é considerável.
 

Imprimir páginas Web

Pode ajustar o tamanho de uma página da Internet, com a pré-visualizacão de impressão do browser. Adapte a escala antes de imprimir e elimine imagens ou cores de fundo para poupar tinta. Para imprimir uma parte, selecione o conteúdo com o rato, clique no botão direito e escolha a opção “Imprimir” e, depois, marque “Seleção”.

Para reunir conteúdos de vários sites e imprimi-los na mesma página, utilize a ferramenta Snipping tool do Windows ou a captura de ecrã do Mac OSX. Copie essa imagem no Clipboard e abra-a num editor de texto (Word ou Notepad, por exemplo) ou numa aplicação para apresentações (Powerpoint). Organize aí os conteúdos do modo que desejar.

Aplicações para otimizar impressão
Algumas impressoras têm uma aplicação específica para otimizar a impressão de páginas Web, logo poupam tinta e papel. Estas ferramentas são gratuitas e fáceis de utilizar. Mas as possibilidades de edição são limitadas.

Integram-se no browser e aparecem com uma barra de ferramentas ou como ícone para abrir a aplicação. A partir do computador, o utilizador escolhe as zonas das páginas que pretende imprimir. Pode inserir ou aumentar o tamanho do texto ou juntar conteúdos de páginas diferentes. Podem filtrar páginas e eliminam as que estão em branco ou com informação só no cabeçalho ou rodapé.

O processo é simples:
• visite uma página Web e utilize a ferramenta de seleção da aplicação para delimitar a zona ou a informação que lhe interessa;
• indique se quer imprimir diretamente a área escolhida ou gerar um recorte da mesma;
• se optar pelo recorte, a área aparece no painel à esquerda do ecrã;
• pode repetir estes passos para juntar os recortes que desejar;
• uma vez reunidos, clique na opção “Editar”: aparece um documento onde pode reorganizar os recortes e inserir texto.

Impacto ambiental

Se usa pouco a impressora, o consumo de energia pesa mais do que o toner e o papel. A produção de energia elétrica, em particular a que não tem origem em fontes renováveis, gera emissões de gases com efeito de estufa e resíduos radiativos, entre outros. 

A produção de papel consome muito mais energia do que a impressão. É por isso que utilizar os dois lados da folha é uma poupança considerável, como mostram as análises de ciclo de vida dos equipamentos de escritório. 

Imprimir uma página a cores tem um impacto 3 vezes superior ao de uma folha a preto e branco.

Embora os materiais usados no fabrico da carcaça da impressora e os componentes elétricos sejam recicláveis, a presença de retardadores de chama ou de metais pesados dificultam este processo. O impacto da fase de produção é particularmente elevado caso a impressora seja substituída ao fim de 3 ou 4 anos, isto é, muito antes do tempo de vida expectável. Se a impressora não for entregue para reciclagem, o impacto será ainda maior. Deposite-a num contentor específico para a reciclagem de equipamento elétrico e eletrónico, presente na maioria dos centros comerciais e nos ecocentros, ou entregue-a na loja onde comprar a nova. Nunca coloque estes equipamentos no lixo indiferenciado nem junto dos ecopontos. Proceda da mesma forma com os cartuchos: se estes não forem destruídos corretamente, podem poluir as águas. 

Fonte: Deco Proteste


SE NECESSITA DE AJUDA PARA AQUISIÇÃO DE UMA IMPRESSORA CONTACTE-NOS:

225 496 031 - 913 499 410

Temos todo o gosto em ajuda-lo!