PROCURA P/ IMPRESSORAS

INFORMAÇOES

Categorias

Newsletter

Mais Vendidos

Como imprimir de forma económica e poupar tinta?

Como imprimir de forma económica e poupar tinta?

Como imprimir de forma económica e poupar tinta?

Imprimir de uma forma eficiente pode ajudá-lo a poupar

Não há como negar que é bastante caro substituir os cartuchos de uma impressora de escritório. Assim, como a tinta é um consumível fundamental de um escritório, é sensato fazer tudo o que puder para a usar da forma mais económica possível.

Existem muitas formas de o fazer e todas são bastante simples e lógicas. Este guia pretende dar-lhe algumas dicas e responder a eventuais dúvidas.

Porque é que a tinta da impressora é tão cara?

Os fabricantes de impressoras afirmam que necessitam de investir muito em pesquisa e desenvolvimento de uma substância que tem que permanecer estável a temperaturas muito altas, que possa ser ejetada a alta velocidade com precisão no papel e que seque quase imediatamente. Isto resulta em custos elevados.

Quais são as impressoras mais baratas a funcionar?

A economia do fabrico de impressoras significa que muitas máquinas mais baratas são vendidas praticamente a preço de custo e os fabricantes dependem da necessidade frequente de caros cartuchos de tinta de recarga para obterem um lucro a longo prazo. Portanto, ironicamente, a mais económica em termos de tinta mais barata é um dos modelos mais caros, já que utilizam a tinta de forma mais eficiente. Existem dois principais tipos de impressoras entre que deve escolher – jato de tinta ou laser. Pode consultar: https://www.jatinteiros.com/xipblog/post/19_duvidas-na-escolha-da-impressora.html?page_type=post

Quanto tempo duram os cartuchos de tinta fechados?

Pode ser tentador armazenar cartuchos, especialmente se estiverem em promoção. Mas se olhar para a embalagem, normalmente têm uma “data de validade” e esta data é normalmente aquela em que caduca a garantia do cartucho. Normalmente entre 18 a 24 meses após a data de fabrico.

Quanto tempo duram os cartuchos de tinta?

Esta questão depende de tantos fatores que é praticamente impossível de responder, conforme acontece com a resposta à pergunta “quanto custa a tinta de impressora?” Não há uma resposta real específica para esta pergunta, mas eis alguns aspetos que devem ser considerados.

  • O tamanho do seu cartucho –teoricamente, quanto maior for o cartucho, mais tempo durará.
  • A eficiência da sua impressora – se a sua impressora bloqueia frequentemente, irá inevitavelmente usar mais tinta. Mantenha-a limpa e obterá mais impressões da sua tinta.
  • A frequência de impressão – simplesmente quanto mais imprimir, mais rapidamente acabará o cartucho.
  • O tipo de impressão que faz (ou seja texto/imagens pesadas) – é provável usar mais tinta se a sua impressora for utilizada predominantemente para imagens.
  • O tipo de cartucho (ou seja, tinta ou toner) – um cartucho de toner durará bastante mais tempo do que um de jato de tinta, portanto tenha isto em consideração quando adquirir a sua impressora original.

Como fazer a impressora durar mais tempo

  • Opte por tipos de letra mais simples: Se imprimir um texto com tipo de letra mais complexo, acabará por usar mais tinta. Para reduzir o gasto de tinta, mantenha as suas palavras pequenas e finas – Arial e New Courier são dois dos melhores tipos de letra, em tamanho 12 e inferior.
  • Prova de perfeição: Após digitar o documento que necessita imprimir, faça duas revisões. Desta forma, poderá excluir quaisquer partes consideradas não necessárias e poupar tinta ao imprimir.
  • Limpe as obstruções: Uma parte de CCD na sua impressora pode ajudar a fazer durar mais a sua tinta. Use um cotonete para desbloquear quaisquer potenciais obstruções e a sua tinta poderá fluir mais facilmente e não solidificar.
  • Altere as configurações da sua impressora: Pode tomar medidas manuais para reduzir a sua utilização de tinta, o que a longo prazo, ajudará a que os seus cartuchos durem mais tempo. Escolha uma impressão em tons de cinza, tenha várias páginas por folha ou opte apenas por um estilo de qualidade de rascunho.

Como armazenar os seus cartuchos de tinta

Ao armazenar os seus cartuchos, deve ter em consideração alguns elementos para ajudar a preservar o seu tempo de vida útil.

  1. Não armazene os seus cartuchos expostos a luz solar direta – escolha um armário ou uma zona afastada de qualquer janela.
  2. Opte por um local escuro e seco, à temperatura máxima de 29º Celsius.
  3. Mantenha-os sempre na posição vertical.
  4. Mantenha-os fora do alcance das crianças.

Como imprimir frente e verso

 Muitas impressoras permitem-lhe uma impressão dupla, sendo esta a forma de impressão frente e verso.

  1. Conclua o seu documento e verifique se está pronto a imprimir.
  2. No menu, selecione “imprimir”.
  3. No menu “definições de impressão”, selecione “páginas” e “imprimir frente e verso”.
  4. Prima “Imprimir”.

Como redimensionar uma página

Outra forma óbvia para poupar tinta consiste em imprimir mais de uma página do documento numa única folha de papel.

  1. Conclua o seu documento e verifique se está pronto a imprimir.
  2. No menu, selecione “imprimir”.
  3. No menu “definições de impressão”, selecione a opção “páginas por folha”. Um menu suspenso permite-lhe selecionar o número de páginas que pretende exibir por lado.
  4. Prima “Imprimir”.

É preciso substituir um cartucho assim que o nível de tinta estiver baixo?

Não. Frequentemente ainda existe 20% da sua capacidade quando é exibido o aviso de “nível baixo de tinta”. Continue a utilizar o cartucho até acabar a tinta.

Portanto, como pode ver, há muito que pode fazer para obter uma impressão mais económica.

Publicado em:14/11/2018

Comentários